domingo, 23 de janeiro de 2011

MONTEVIDEO

Paro um instante à janela; contemplo o Rio da Prata. A vista se perde longe, o Prata largo como o mar. Seu estuário é tranquilamente majestoso. Penso nas voltas que o mundo dá. Penso nas razões que nos trouxeram pra cá. Imaginava encontrar "una vieja ciudad". Encontramos uma cidade rejuvenescida, desde o Aeroporto Carrasco (reformado há um ano, modernizado - lindo) e pela margem do rio uma Montevideo moderna, de prédios, casas e pontes arrojadas, avenidas largas, arborizadas e bem iluminadas. Ao entrar na cidade nos afastando do rio é que encontramos a "ciudad vieja" - que é como eles a chamam aqui - com seus prédios antigos, sua face européia mais evidente. Mas as pesoas são igualmente educadas e receptivas, bem humoradas; talvez ligeiramente aborrecidas com a invasão dos "bárbaros" em seus recantos e domínios mas certamente orgulhosos e solícitos em vista de tanta gente querer conhecê-los.

Peço mil perdões pela invasão. Mas preciso dizer que sinto um enorme afeto por este recanto do mundo, encantador e civilizado, chamado Montevideo.

Um forte abraço, Uruguay.

[Adhemar - Montevideo, 06/01/2011]

Montevideo, República Oriental do Uruguay

Em respeito a esta admirável cidade e ao país, preferi manter as grafias originais dos seus nomes, como os escrevem aqui.

Adhemar - Montevideo, 06/01/2011.


Vista do Prata, Montevideo (foto: SM)




















Terraço à margem do Prata, Montevideo (foto: SM)



















Rambla Costanera, Montevideo (foto: SM)

2 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Não conheço, mas sempre tive boas informações. quem sabe um dia?
abração

Adh2bs disse...

Do outro blog:

Comment by Selma Barcellos — Sunday, 23 de January de 2011 (22:51:37)
Adh, leio com gosto seus diários de bordo, sabia? Gosto dos comentários acurados, longe do que todo mundo já contou. Ou seja, você curte e observa. Ganham seus leitores.
Beijocas!

Comment by josé cláudio - Cacá — Monday, 24 de January de 2011 (14:47:38)
Ano passado eu viajei com você (ou foi ano retrasado?) Não sei, só sei que foi bom o tour pela espanha. Agora vou curtir um pouco dos hermanos do Uruguai. Bem passeio aí, Adhemar! Abraços. Paz e bem.

Comment by Joselma — Sunday, 6 de February de 2011 (11:32:33)
Tb adoro Montevidéo, Adhemar. Teu texto e tuas fotos resgatam a bela cidade. Bjs, Joselma