Pesquisar este blog

domingo, 19 de maio de 2013

SAÚDE!


               Tenho um amigo que diz que não se levanta pela manhã enquanto não doer nada;  aí sim, terá certeza de estar vivo e poder se levantar! Na nossa faixa etária… Por esse prisma, ultimamente, tenho podido me levantar todos os dias, e bem cedo! Doem os rins, dói a coluna - esta, numa gentil forma de tortura - doem outras partes. Esporadicamente dói a cabeça também, para lembrar que lá dentro está, supostamente, um cérebro, além dos maiores sinos de catedrais. O dia prossegue com outras manifestações ou provas da continuidade e dinamismo da matéria. Aliás, muita matéria. O excesso de peso, responsável pela falta de ar nas atividades físicas, também se reflete nas doloridas dificuldades de joelhos e tornozelos. Por atividades físicas não vá imaginar um atleta de meia idade! Estou me referindo a sentar, levantar e (argh!) andar. E olha que eu gosto de esporte; sou capaz de passar horas diante da TV assistindo futebol, natação, ginástica, volei, basquete, sinuca, pôquer e dominó. Espera aí! Pôquer e dominó?! Os maiores "atletas" dessas duas modalidades deveriam estar num… spa!
              Mas o que serve para os outros não serve pra mim. Toda vez que entro em meu carro presto uma singela homenagem aos inventores, ao engenho humano e sua capacidade de realização. Tenho homenageado esse pessoal até para ir à padaria, a oitenta metros de casa. Também tenho homenageado com muito respeito e afinco numa freqüência espantosa, os inventores dos talheres, do churrasco e do forno e fogão. Precedendo, sempre, uma oração especialmente dirigida aos agricultores, aos pecuaristas, à indústria alimentícia e às cozinheiras em geral. Não temo as conseqüências, apesar dos reptos e advertências que tenho sofrido. Apenas peço a Deus o indefinido adiamento da hora de prestigiar médicos, enfermeiras, farmacêuticos e… coveiros!!!
[Adhemar - S.Paulo, 20/05/2006]
Saúde?!
Nunca levei muito a sério esse assunto, apesar de alguns percalços passados. Aliás, sou severa e constantemente criticado por isso e por brincar desse jeito com ele. E não é que agora, dois anos depois da "piada" escrita acima fui obrigado a… Pra resumir e me benzer: já estou homenageando médicos e farmacêuticos! Xô, magra!!!
Adhemar, 19/05/2008.
Saúde...
Escrito em 2006, publicado 2 anos depois no Arq&Poesia original e retransmitido agora, 5 anos depois só para refletir o cinismo do autor em relação ao assunto...! A minha opinião não mudou embora a carcaça insista em mostrar o gasto que o uso intenso ao longo de (quase) 50 anos causou no conjunto. Enfim...
Adhemar, 19/05/2013

Um comentário:

Adh2bs disse...

COMENTÁRIOS NO BLOG ORIGINAL:

Comentário por Daisy — segunda-feira, 19 de maio de 2008 (14:59:58)
Que bom que você veja na saúde uma brincadeira de bom gosto. Também tenho meus “ais” e, já são tão naturais, que não tê-los seria anormal!
E, na minha fé devocional, as 2as., 4as. e 6as.,primeiro vem a baiana do acarajé e logo em seguida o cardiologista. 3as, 5as, e Sábados, inverto a ordem.
No domingo… comemoro a vida sem culpas!
Abraço.
Daisy

Comentário por Noemí — sábado, 24 de maio de 2008 (01:51:49)
A saúde não deve ser motivo de preocupação senão vira hipocondria, mas cuidar de ter uma boa vida ,algumas vezes passa por uma mudança de atitudes. Como somos muito parecidos neste quesito,atrevo-me a este comentário.
Não se esqueça da sua importancia para nós todos.
um forte abraço
Mãe.