quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ROMA

Emocionante. Essa é a palavra para descrever o ambiente desta cidade que é o centro do mundo. A história viva preservada o máximo possível convivendo com a cidade cosmopolita e bela!

Eu já havia me apaixonado por Madri, Barcelona, Milão e Paris e me encantado com Veneza; como é que poderia ficar indiferente a Roma?!

Tomamos um ônibus no aeroporto que nos trouxe a Termini - uma estação de trens integrada a duas linhas de metrô. No trajeto, além das edificações industriais, comerciais e residenciais magníficas que pudemos ver ao longo da rodovia que liga o "Leonardo da Vinci" à "Cidade Eterna", nos deparamos com várias edificações e sítios históricos a começar pelo "Circo Máximo", o "Palatino", a igreja de "San Giovanni e San Paolo", o "Arco di Constantino", o "Coliseu" - que o ônibus contornou mais da metade para nosso encanto e de outros turistas. Depois passou por uma edificação - provavelmente outra igreja - "San Pietro in Vincoli", pela igreja de "Santa Maria Maggiore"; avistamos o "Teatro dell'Ópera" e a "Piazza della República" com seus prédios em curva. Finalmente chegamos a "Termini", uma formidável edificação que, além das estações de trem e metrô, agrega várias lojas comerciais, locadoras de auto e pontos de informações ao turista.

Caminhamos lá dentro e, para nossa sorte, nosso hotel fica na "Via del Corso", próximo a "Piazza di Spagna" que foi onde descemos do metrô para chegar lá.

Deixamos as malas e fomos para a "Piazza del Popolo" aonde, além do obelisco egípcio plantado bem no centro, pudemos visitar o "Museo Leonardo da Vinci"; nele estão expostas várias invenções do artista e algumas réplicas de suas obras. Visitamos a igreja de "Santa Maria del Popolo"; aliás, a "Piazza" tem mais duas igrejas maiores! Uma está fechada, em reforma; a outra - muito bonita como as outras - estava tendo uma missa.

Depois, caminhamos pela "Via de Ripetta" até uma igreja que só vimos por fora: o Mausoléu de Augusto. Passamos pelo "Ara Pacis", um museu para mostras itinerantes de assuntos diversos. É um prédio grande, moderno, às margens do "Fiume Tevere" que nada mais é do que o Rio Tibre.

Entramos em mais três ou quatro igrejas que não chegamos a gravar o nome e passamos por inúmeras outras.

Fascinante. Em resumo, essa é a primeira impressão que guardo de Roma.

[Adhemar - Roma, 06/04/2013]

Uma perspectiva de Roma (foto: SM)

Coliseu (foto: SM)

Museu Ara Pacis (foto: Adh2bs)

Palatino: Fórum (foto: Adh2bs)

Palatino (foto: Adh2bs)

Piazza Colonna (foto: SM)

Nenhum comentário: