quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ENIGMA

Chave do futuro.
O passado.
Somos de onde nascemos, o que nos tornamos, o que seremos.
Axioma inexorável da nossa existência.
Inevitável destino, marcante, presente.
Não somos exemplos.
Apenas personagens de uma história que nós mesmos escrevemos.
Sintéticos e realistas.
Nadamos contra a corrente.
Tornados homens, não de repente.
Fortes?
Mistério.
Misteriosos?
Transparentes.
Tão fáceis e tão detalhistas.
Mas a pureza conservada na alma
permanece e tranqüiliza.
Suaviza o áspero caminho, a escalada.
Não somos modelos.
Por exclusivos, então,
geração de realizações duradouras.
A mão, o horizonte e o sorriso.
Tudo e nada são meios e metas.
Você, como você mesmo.
O melhor, como admiramos.
Não somos espelhos.
Mas o teu reflexo é extenso, abrangente e brilhante.
Para Antonio Carlos Sanna
[Adhemar - S. Paulo, 21/02/1999]
Enigma?
Deus me  concedeu o privilégio de crescer convivendo próximo aos meus primos. Formou-se entre nós uma amizade e uma confiança que o tempo e a distância não abalam. MCS, a Cris, além de nos carregar quando pequenos (pro zoológico e pro cinema, por exemplo), sempre foi uma incentivadora - aliás, é até hoje - sempre me envia concursos e outras informações ligadas a arte de escrever, já deu o exemplo; salvo engano tem dois livros publicados. E de quebra, é ótima parceira para jogar cartas e outros tipos de jogos, para conversar sobre qualquer assunto, inclusive "brigar" comigo por causa de política. MJS, a Jú, apesar da grande distância (mora no ES) e pouca convivência que tivemos, sempre me impressionou pela determinação, pela ousadia, por enfrentar tempestades e bonanças com garra e tenacidade (características que deve estar nos genes dessa família).  LAS, o Gijo (que vai me apostrofar pela referência ao apelido que não gostava), tem uma afinidade comigo que vem - segundo as lendas - de quando éramos bebês (ele é 1 ano mais velho que eu). Já pintou quadros baseados em escritos meus, me ensinou a jogar bola e, sempre que pode, ainda me arrasta para jogar com ele. E ACS, aplicado e competente em tudo o que faz, apesar de ter menos um ano que eu, também me ensinou a jogar bola (e os dois juntos tentaram me ensinar a andar de bicicleta). Na infância e na adolescência, se identificava mais com meus irmãos mais novos. Na mocidade, a quadrilha saía toda junta (mais a TNQ, irmã mais nova das nossas mães). Todos tidos em grande consideração, na minha conta. Com ACS, o tempo se encarregou de acrescentar ante meus olhos distraídos a grande generosidade do ser humano capaz de deixar tudo o mais em segundo plano para cuidar do pai até o último momento. Agora, cuida da própria casa, da loja que montou e de ter sempre uma palavra bondosa com este impenitente. Para finalizar este manifesto, e para que as pessoas não pensem que são todos perfeitos, apenas lamento o fato de LAS e ACS serem péssimos professores. Nunca joguei bola direito, nem sei andar de bicicleta!
Adhemar, 18/06/2008.

Um comentário:

Adh2bs disse...

Comentário por Antonio Carlos Sanna — quarta-feira, 18 de junho de 2008 (13:29:44)
- Fiquei famoso!
- Saída honrosa: pega as luvas e vai catar no gol!
- Mas no gol-a-gol dava cada bica…

Comentário por Érica — quinta-feira, 19 de junho de 2008 (13:43:12)
Oie!
só correspondendo à visita…
tava lendo este post… como existe gente que se torna mais que importante em nossa vida, há um momento em que eles se tornam essenciais!
enquanto lia o rumo q cada um tomou, me peguei pensando no que será daqui há 10 anos, onde estarão meus amigos, meus primos.. e o pessoal dos blogs?
perguntas que não devem ser repondidas, senão a vida não teria nenhuma graça!
bjãO

Comentário por Bárbara — sexta-feira, 20 de junho de 2008 (10:36:30)
Olá tudo bem?
Obrigada por visitar meu blog e por ter gostado também dele !!
Sempre escrevo sobre o meu dia a dia e uma vez por semana (eu tento), escrever algum conto ou crõnica..adoro …
sinta-se em casa entre no meu blog sempre que quiser..To lendo o teu e também estou adorandooooo
adorei este “Enigma”.
tem outros escritos sem assinatura,sao teus??
AH,, tava me esquecendo de falar,que delíciaaaa de amizade esta com primos..Eu infelizmente noa tenho primos..ter até tenho, mas sao muito distantes…então é como se não tivesse..e ninguém fez nada para nos aproximarmos.
…um bom fim de semana para voce.
beijos !!

Comentário por Luiz Sanna — sexta-feira, 20 de junho de 2008 (12:18:25)
Péssimo professor, não. Vc é que é um péssimo aluno…
Mas cata muito no gol. Pergunte aos amigos de seu filho que fazem aquele time panelinha e SEMPRE perdem.