Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FILOSOFIA...

Todo mundo tem razão, como diz um conhecido meu. Todas as idéias servem, todas as soluções resolvem. Então, por que é que tudo é tão confuso? Por quê?
Porque a maioria dos homens quer que prevaleça a sua opinião pessoal. Ao invés de deixar as desavenças cordiais para o futebol e outras futilidades, parte-se para ignorância na política, na educação (ou falta de), na religião… Todos querendo impor seu estilo, sua opinião e suas ações. Cada vez menos vemos coalizões uniformes em boa vontade no trabalho pelo bem comum. Grupos irmanados em torno de um trabalho conjunto é utopia. As proposituras, boas ou más, são sempre acirradamente discutidas, cada qual pregando a sua verdade como absoluta, destruindo os argumentos contrários e negando indiscriminadamente as posturas opostas. A força da união perde a batalha para o interesse individual ou relativo. A preferência pelo benefício coletivo é suplantada pela vaidade egocêntrica e besta.
Nas diatribes, vamos desperdiçando energia, consumindo a vida em puxar - cada qual para o seu lado - a corda dos acontecimentos. Por conseqüência, há um grande desperdício de tempo, boa vontade e ações, ficando a vida ainda mais curta para a convivência profícua, pacífica e realizadora. Poucos são os que enxergam isso com clareza e vivem exatamente essa ideologia: a do respeito mesmo na discordância e do engajamento absoluto na execução das decisões coletivas.
Democracia é a prevalência do bom senso.
[Adhemar - Santo André, 02/10/2004]

Um comentário:

Adh2bs disse...

Comentário por Edmilson — sábado, 13 de setembro de 2008 (12:38:24)
Você perguntou
Por que é que tudo é tão confuso ?
Por que ?
Porque toda pergunta tem duas respostas
Uma é verdade
A outra está certa

Comentário por isa — sábado, 13 de setembro de 2008 (17:21:12)
Olá…adorei os novos posts, como gosto de tudo que vc escreve… muito bom!
Quanto a este… as vzs me pego questionando por que é que as decisões são momentos tão solitários??? Um dia talvez o homem aprenda a compartilhar mais e melhor, quem sabe?
Um lindo fim de semana pra vc e sua família, e mais uma vez , obrigada pela visita…
bjokas

Comentário por Alexandre Souza — domingo, 14 de setembro de 2008 (22:08:24)
A democracia é uma maravilha quando os outros fazem o que a gente quer (maioria??). Agora quando somos nós que temos de acatar a decisão alheia (minoria?)…que democracia é esta?