Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

INEVITÁVEL FALAR DISSO...

Raramente escrevo diretamente no "blog", mas hoje não tem jeito. Devo dizer que desde 1.980, em Moscou, uma abertura de Olimpíada não me impressionava tanto. Simplesmente admiro a capacidade humana de realizações coletivas - tipo música de orquestra, jogo de futebol, espetáculos teatrais… Tudo o que envolve a participação pessoal num evento cujo resultado é a soma dos desempenhos individuais.
Na China, em Pequim, tiveram a capacidade de aliar essa característica a um enorme aparato tecnológico (e este, por si mesmo, é outra obra coletiva envolvendo até muito mais gente do que a que esteve no palco). Conseguiram mostrar a história de uma civilização e sua interface com o mundo (acentuada mais recentemente) de maneira perfeitamente inteligível e visualmente espetacular. O que havia me impressionado na abertura (e no fechamento) dos Jogos Olímpicos de Moscou foi o pouco apoio da tecnologia de ponta, isto é, os eventos foram apoiados basicamente no desempenho das pessoas envolvidas. Deve ser coisa desse pessoal que vive nas bandas orientais, da Europa pra lá.
Não importa muito, nesse contexto, os pecados que a nação anfitriã tenha cometido - quem não tiver telhado de vidro que atire a primeira pedra! Não importa que a guerra também seja uma manifestação da capacidade coletiva (da nossa estupidez e egoísmo elevados ao seu expoente máximo) dos seres humanos. Mas o espírito olímpico se resumirá aos eventos da abertura e fechamento dos jogos. Infelizmente, começará o desfile dos egos de pessoas e nações para quem só importa o primeiro lugar, ainda que a custo de patifarias e artifícios ilícitos. Os jogos sempre foram (e têem sido) palco de exemplos de superação. Mas há muito que não há casos destacados de esportividade. Ao contrário, temos tido vaias para alguns medalhistas, quando o público reconhece atitudes anti-desportivas nas conquistas. Apesar que tenho fé de que as novas gerações vão dar a volta por cima e ressucitarão o real "espírito olímpico".
Enfim, boa Olimpíada pra vocês.
Adhemar - São Paulo, 08/08/2008.

Um comentário:

Adh2bs disse...

Comentário por marisa — sexta-feira, 8 de agosto de 2008 (18:56:18)
oi querido … tudo bem?
desculpa o sumiço .. rs..
aconteceram alguns probleminhas… rs
mais to d voltaa.. na atividadee… e vc como estah ?
beijoo!

Comentário por isa — sábado, 9 de agosto de 2008 (09:07:44)
Que espetáculo, não foi???
Pena que essa irmandade entre povos, onde todos estão voltados para admirar a beleza do momento, seja tão breve… Pena que a humanidade ainda trave lutas pelo poder e não pela harmonia…
Que bom se todas as rivalidades do mundo fossem apenas entre desportistas em busca de suas vitórias…
Que pena q o espírito olímpico tenha data marcada e dure tão pouco…
Que pena…
Só nos resta aproveitar ao máximo , e esperar outros momentos como este.
Um lindo fim de semana p/ vc e sua família
Bjokas